segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Como dizia minha avó-"Quem ri por último,ri melhor"

Nesse mundo em que,por soberba ou afobação,muitos gostam de "cantar vitória" antes da hora,é necessário ter muita cautela para que não haja decepções ou fúrias posteriores.Isso vale para tudo,seja para disputar uma final de Champions League ou para um vestibular para ingressar para ingressar naquele curso dos sonhos.Ou para aprender línguas,pois,muitas vezes,achamos que já chegamos ao ápice da vitória,ou seja, que já sabemos tudo sobre a língua e,quando chegamos à hora do "vamos ver",vemos que nada ou muito pouco conhecemos e aqueles que foram mais prudentes,isto é,que souberam esperar e mantiveram o foco, conseguem resultados melhores(em qualquer coisa na vida).
Mas,afinal,como dizer "quem ri por último,ri melhor" em inglês?

Bom,a frase que usamos em inglês para dizer isso é "he who laughs  last, laughs  best".

Veja o exemplo:

Julius tried to win me when we played that game,and he got it,but there will be revenge.He who laughs the last,laughs the best!"(Julius tentou ganhar de mim quando jogamos,e ele o conseguiu,mas vai ter volta.Quem ri por último,ri melhor!)

Há,também,uma outra expressão parecida,que tem quase o mesmo significado,que é "he who laughs last,laughs  longest"("quem ri por último,ri mais",em tradução livre).

Alguma dúvida sobre o artigo?Algum erro?Deixe um comentário abaixo ou nas redes sociais,no Facebook pessoal(Yan Marinho) ou na página,também no Facebook(Yan Marinho).
Um forte abraço no seu coração e que Deus o abençoe.
:)


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

MusicEnglish-"Nothing else matters"

Hoje é sexta-feira(como diria a música do Leonardo),dia de rock!
Isso mesmo.Dia de botar aquele rock bem pesado no mais alto volume.E dia de colocar o inglês em dia também. Por esse motivo,o MusicEnglish de hoje é com a excelentíssima música "Nothing else matters",de Paula Fernandes.

Ouça só essa obra prima da música brasileira feita na língua de Shakespeare,Chesterton, Churchill e Conan Doyle:
A música ficou tão boa que o Metallica,uma das maiores bandas que já figuraram no cenário rock mundial,resolveu fazer uma "regravação" dessa peça musical de beleza única,como veremos ao final deste texto.Ficou muito bom o "remake",mas não chega nem a aproximar-se  da interpretação de Paula.

Bom,mas chega de enrolação e vamos,então,à tarefa de hoje.

A tarefa de hoje é bem simples:
Ouça( assista) (a)o vídeo da música,que está abaixo da letra da música.Numa folha separada(ou na mesma,se você imprimir este artigo do blog),associe os números das palavras faltantes(que,na letra,estão entre parênteses) às palavras que também estão abaixo da letra(em vermelho).
Segue,abaixo,a letra(em preto):

So (1) no matter how (2)
Couldn't be (3) more from the heart
Forever (4) who we are
And nothing else matters

Never (5) myself this way
Life is (6), we live it (7) way
All (8) words I don't just say
And nothing else matters

Trust I (9) and I find in you
Every day for (10) something new
Open mind for a different (11)
And nothing else matters

Never (12) for what they do
Never (12*) for what they know
But I know

(Repete tudo acima 1x)

Never (12*) for what they say
Never (12*) for (13) they play
I never (12*) for what they do
I never (12*) for what they know
And I know

(repete a 1ª estrofe)

(Fim)

Associe os números às palavras abaixo:

(   ) cared  (    ) close    (    ) opened  (    ) seek    (    ) far  (     ) much    (    ) ours

(    ) trusting   (    ) us    (    ) view    (     ) these   (      ) games  (     ) our

Obs.:(12*) => Trata-se da mesma palavra!(Colocar sem asterisco no exercício)

Assista ao vídeo:
É isso aí! Coloque o seu listening em dia e fique com o inglês cada vez mais afiado.

Nem preciso dizer para ser honesto ao fazer este exercício e não procurar "lyrics"(vídeos com a letra) no Youtube ou letras em sites como "Vagalume",não é!?

Qualquer dúvida sobre o exercício ou se quiser colocar fotos dos exercícios feitos,deixe um comentário abaixo, na página do Facebook(Yan Marinho) ou no meu perfil pessoal(Yan Marinho) .

Perdeu o último "MusicEnglish"? Clique aqui e faça também o exercício dessa música

Um forte abraço no seu coração e que Deus o abençoe.
:)




terça-feira, 25 de outubro de 2016

Derivadas(parte 1-velocidade instantânea)

Para que possamos começar este conceito,vamos sair um pouco da matemática e ir para a física.Isso significa que vamos falar sobre velocidade.

 A velocidade média:
Vamos supor um caminhão que percorre uma certa distância ΔS em um certo tempo Δt.Dessa maneira,temos que a velocidade média é vm=ΔS/Δt.
Também podemos escrever isso como
 
vm=posição final - posição inicial  (ou ΔS)
       ---------------------------------------------------
                                Δt


Só que a posição s do caminhão depende do tempo,ou seja,aquela está em função deste.
Em termos matemáticos, temos que s=s(t).

Só que Δt=t1-t0(instante 1-instante 0),sendo que t1 é um instante depois de t0.

Observe as fotos abaixo(clique sobre elas para vê-las melhor ou "aperte-as" se estiver no celular ou tablet).



Onde v(t0) é a velocidade do caminhão no instante t0.
Como sugerem as contas e a nossa intenção,esse tipo de velocidade é o que chamamos de velocidade instantânea  de um corpo.Como veremos depois,isso é justamente o que chamamos de derivada ,ou seja,a variação instantânea de uma grandeza(como a posição) em relação a outra grandeza(no caso,o tempo). Foi exatamente esse o conceito desenvolvido por Newton e Leibniz(não necessariamente em trabalho conjunto) há mais de 300 anos.

Continuaremos em outro post falando sobre as derivadas,só que em termos de funções.
(Gráfico de uma função f(x) e a reta tangente a esse gráfico).


Se houver alguma dúvida ou erro,deixe um comentário abaixo.

Um forte abraço no seu coração e que Deus o abençoe.
:)
                     

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sons do inglês:o som da dupla "th"

No Brasil como um todo,as duplas fazem sucesso estrondoso.São tocadas nas rádios,nos programas de TV,em carros rebaixados equipados com alto-falantes na casa das dezenas de milhares de Watts,enfim,do Oiapoque ao Chuí.Enfim,deixam muitas pessoas animadas por aí.Mas se há uma dupla que incomoda e desanima muita gente,sobretudo os estudantes de inglês,é a "t" & "h".
Vejamos alguns exemplos de palavras em que o par "t" e "h" aparece:

1) Together
2) The
3) With
4) Think

Você já parou para pensar como você pronuncia as palavras acima? Provavelmente,deve pronunciá-las,respectivamente,como "tchuguéder","dã"/"dê(incorreta)"(ou "di",se for antes de palavra com som inicial vocálico),"wif"/"wiv" e "finq". Entretanto,essas pronúncias não são as corretas(apesar de algumas estarem próximas do correto).

Mas,então,como se pronunciam essas e outras palavras que tenham "th" da forma certa em inglês?

Bom,muito se fala em "som do 'th' " em locais de aprendizado de inglês(quer dizer,os que têm o mínimo de preocupação com o ensino do idioma),mas a verdade é que existem DOIS sons do "th" em inglês! Como assim? Veremos melhor em um outro parágrafo.

Antes de tudo,é importante ressaltar que esses sons não existem em português(talvez,por isso,atormente muitos estudantes e até professores brasileiros).

Mas,se não existem em português,como é que vamos fazer para pronunciá-los corretamente?

Mas,afinal,quais são esses sons? São muitas perguntas,e vamos buscar respondê-las o máximo possível.

1) O primeiro som é o /θ/. Esse som é entre os sons de "t" e "s" É produzido pressionando a língua entre os dois dentes da frente enquanto o ar passa sobre a língua(som nas palavras como "think" e "with")

2) Já o segundo é o //. É muito  próximo do som do "d"(está entre "t"e "d").Entretanto,é produzido também com a língua entre os dentes,só que o tempo de contato da língua com os dois dentes frontais é menor que no primeiro caso(portanto,NÃO é o mesmo som do "d",que é produzido(articulado) no contato da língua com o "céu da boca",tanto em inglês como em muitas outras línguas).É o som nas palavras como "therefore","the" e "together".


Os dois sons do "th" em inglês(símbolos)


Neste site,você pode clicar nos símbolos acima e ouvir(e tentar repetir) a pronúncia dos sons do "th" e de vários outros sons do inglês,tanto o britânico quanto o americano.

Existe uma frase que é interessante e que pode ser repetida para a prática do som do "th", que é a seguinte:

 "I thought a thought,but the thought I thought wasn't the thought I thought."(em tradução livre,"Eu pensei algo,mas esse "algo" que pensei não era aquilo que eu pensava ser.")

Reconhece-se,no entanto,que a realidade do som do "th" vem mudando,especialmente na sociedade americana",talvez por influência de imigrantes latinos,cujas línguas(português e espanhol) não têm esses sons.Como as culturas não são 100% fechadas,acabam recebendo influências externas que podem modificar vários elementos seus,incluindo a língua.
Entretanto,não podemos tomar o erro como parâmetro.Ainda que isso caminhe para a direção do erro,a excelência é uma meta sempre a ser perseguida e alcançada,e isso inclui,obviamente a pronúncia e a escrita de um idioma. Portanto,deixa de preguiça e vamos praticar esse som do "th"!

Se algo não ficou claro no artigo acima,deixe seu comentário abaixo.

Que Deus te abençoe e um forte abraço no seu coração!
:)


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Exatas no limite

Dia desses,vi uma reportagem feita por uma afiliada da Globo no interior de São Paulo(região de São Carlos e Araraquara) que relatava a desistência de muitos alunos dos cursos de ciências exatas(engenharias,matemática e computação,por exemplo) por dificuldades com os cálculos.
(Você pode clicar aqui para assistir à reportagem.)

O que dizer disso?Bom,eu digo que tenho uma sensação de vergonha(pois não é só lá que isso acontece) e tristeza. É gente saindo do Ensino Médio sem saber o básico de álgebra,trigonometria ou até mesmo de movimento retilíneo uniforme,por exemplo.O limite ao qual as ciências exatas chegaram no Brasil é,simplesmente,incalculável!

Algumas das causas são bem conhecidas.Outras,nem tanto.Os exemplos delas são:

1) Um ódio quase cultural à matemática.Quem disser que gosta de matemática ou física,por exemplo,será tido como um extraterrestre oriundo de uma galáxia milhões de anos-luz distante daqui(digo por experiência própria);
2) Falta de interesse de muitos alunos,manifestada em diversas formas,como:
2.1) o uso compulsivo de celular para fins pedagógicos,como falar com o "peguete" no WhatsApp       e mandar "nude" no Snapchat;
2.2) interrupção constante das aulas com conversas paralelas;
2.3) olhares esquisitos e outras manifestações negativas àqueles que querem algo com os estudos; 2.4) em casos mais extremos(disponíveis na Internet com uma simples pesquisa no Google),orgias     feitas em plena sala de aula,agressões a alunos que não são do grupinho "descolado" e                         a professores e uso de drogas(lícitas e ilícitas) dentro e nos arredores das escolas,dano a                     patrimônio(incêndios,explosões,danos contra carteiras,mochilas e até a carros de                                 professores),entre outros;
3) Perda de autoridade dos professores em sala(não confundir com autoritarismo);
4) Formação deficitária,em muitos casos,do corpo docente(professores,diretores,coordenadores,etc.);
5)Gestão ineficiente(apesar de eu achar que,no caso da escola pública,isso seja da essência.Mas      
 cabe uma discussão interessante acerca.),tanto da parte burocrática(como as finanças) quanto a            pedagógica(material didático e metodologia de ensino),que gera,muitas vezes,falta de condições          materiais plenas para um bom ensino,seja na rede pública ou privada;
6)Famílias desestruradas,não só com pais(ou mães) ausentes,mas que,quando ambos estão                    presentes,estes não têm nenhum ou  pouco sustentáculo moral e psíquico para educar um filho.

Seguindo os 6 passos acima,aliados a outros fatores,como o desestímulo à ciência e ao empreendedorismo,você levará uma nação ao completo e deplorável atraso tecnológico e científico que presenciamos diariamente neste Brasil Varonil.Ou seja,é a visão do inferno total!

Escrevo este texto mais como um desabafo.Tenho até soluções que considero importantes para mitigar este problema(se quiser,até as digo em privado),mas que fique claro que é apenas um desabafo de uma pessoa indignada e que não sou o dono da moral e da verdade(a contingência e outras limitações que me são intrínsecas,enquanto humano,me deixam muuuuito longe disso).

Um forte abraço no seu coração,caro leitor,e um excelente feriado de Nossa Senhora Aparecida,a padroeira do Brasil.
:)