Na observação feita no post anterior,eu disse que nem todas as combinações de verbos com outras palavras podem ser denominadas "phrasal verbs". Abaixo, podemos ver isso:
to speed(acelerar)
to speed up(acelerar)
Apesar de o advérbio "up" ter sido acrescentado ao verbo "to speed",não se trata de um "phrasal verb",pois o significado do verbo não foi alterado com a adição da palavra para a formação da combinação. Neste caso,o conjunto é uma simples "VERBAL COMBINATION".
Um outro exemplo que não é "phrasal",mas sim uma "verbal" está abaixo:
to fall(cair)
to fall down(cair)
MAIS EXEMPLOS DE FORMAÇÃO DE PHRASAL VERBS:
1) To look(olhar,observar)
+
After("depois de")
=
To look after(cuidar,tomar conta)
2)
To catch(capturar,pegar)
+
On(em)
=
To catch on(tornar(-se) popular)
3)
To stay(ficar,permanecer)
+
Up(acima,posição superior)
=
To stay up (ir para a cama mais tarde que o de costume)
OBS.2: Não adianta decorar aquelas tabelas infinitas de "phrasal verbs" que vêm em muitos livros e apostilas de inglês(a menos que você estude inglês SOMENTE para fazer provas de concurso). O que vale é : pegar uns dois ou três phrasal verbs,estudar seu significado e aplicá-los em um contexto(seja escrevendo um pequeno texto para recitá-lo em voz alta[praticando,de quebra,o "speaking"] ou simplesmente deixando-o escrito). Além,é claro,de assistir a muitos filmes e séries legendados(ou em inglês sem legendas,dependendo do quão bons são a sua "listening comprehension" e conhecimento sobre a língua), que costumam conter muitos desses verbos.
Você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Ficou faltando algo? Comente abaixo ou envie uma mensagem para a página do Facebook(Yan Marinho) ou para o perfil pessoal(Yan Marinho).
Que Deus vos abençoe e um forte abraço no coração!
:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário